Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O Padrão dos Descobrimentos

     O Padrão dos Descobrimentos foi construído em 1940 (devido à Exposição do Mundo Português), no entanto, acaba por ser demolido e, mais tarde,  reconstruído em 1960, no contexto dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. Tem a forma de uma caravela (embarcação criada pelos portugueses). Pode ser visto em Belém, na margem direita do Rio Tejo.


O monumento foi erguido em homenagem a todas as pessoas envolvidas nos Descobrimentos Portugueses. Na obra estão representadas várias figuras históricas importantes desta época como: o Infante D. Henrique (impulsionador da Expansão Marítima Portuguesa) – a segurar o modelo de uma caravela-, Vasco da Gama (descobridor do caminho marítimo para a Índia), Pedro Álvares Cabral (descobridor do Brasil), Bartolomeu Dias (responsável pela passagem do Cabo da Boa Esperança), Pêro da Covilhã (viajante enviado à Índia por D. João II a fim de recolher informações acerca de Preste João e das rotas do comércio das especiarias), Luís de Camões (autor da obra Os Lusíadas) e tantos outros que fizeram a História dos Descobrimentos Portugueses.  


Francisca Guimarães, 8º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário